domingo, 26 de junho de 2016

CRIATIVIDADE: UM DOM OU UMA HABILIDADE?

          Todo o início do ano os professores são convocados a planejar o trabalho de forma diferente. Devem superar o ano que findou, elaborar projetos, atividades e possibilidades ímpares de interação com as crianças e as famílias. Haja criatividade!  Mas, será que todos conseguem ser criativos?
            Para muitos, a criatividade é um dom. Se pensarmos desta forma, somente alguns foram agraciados por Deus, com este dom. Desta forma, a maioria das pessoas teriam que se acostumar com a falta de criatividade. A Ciência tem provado o contrario sobre esta questão. Para a Ciência, a Criatividade é considerada uma capacidade humana de reagir aos diferentes estímulos sociais, dando diferentes respostas para um questionamento ou desafio. Sob este prisma, torna-se uma habilidade possível para todos que se colocam a caminho e desejam expressar sentimentos, opiniões, tarefas diferenciadas, dentre outras questões.
             O exercício da criatividade demanda coragem! Não podemos temer o erro, pois sem ele, não ocorre à originalidade. Cabe explicitar que a criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida, sendo um elemento essencial no contexto do trabalho na docência da educação infantil. Num ambiente repleto de desafios cotidianos que exigem dos professores Raciocínio Lógico, rápido e criativo.
        Destaca-se que criatividade e a inovação são conceitos indissociáveis. A criatividade é essencial para pessoas que desejam inovar, inventar, criar coisas novas. Para tal, torna-se importante referir que a criatividade não necessariamente significar criar alguma coisa do zero, muitas vezes significa inovar, ou seja, melhorar alguma coisa já existente.
       Por isso, profissionais da Educação Infantil precisam saber observar o cotidiano, exercitar sua capacidade de ver algo novo, nas rotinas, no dia a dia, para reeditá-la de diferentes formas, com habilidade. Afinal, ser criativo é ser capaz de criar conexões incomuns, onde todos só percebem o comum.

Vamos exercitar a Criatividade?

1.  Após contar uma História, busque trabalhar de forma oral, outros finais para aquele tema. Esta atividade fará sucesso com crianças de 03 anos em diante.

2.  Brincar de viagens espaciais, onde as crianças sejam convidadas e descrever o que estão vendo, criarem personagens, ações... Esta atividade fará sucesso com crianças de 04 anos em diante.


3.  Desenhar sobre diferentes texturas, formatos e posições. Desenhar e pintar em pé, em azulejos, em paredes, no chão, em papeis enormes ou recortados de diferentes formas, m papéis toalhas, em lixas, em tecidos, em telhas... Esta atividade fará sucesso com crianças de 01 ano em diante.

4.  Criar lanchinhos com elementos da horta da escola, e diferentes recheios. Como ficará o sabor? Vamos experimentar almondegas com calda de frutas vermelhas? Gelatina de suco de couve com limão? Macarrões tingidos, com as massas feitas com beterraba ou cenoura? Vamos experimentar frutas secas nos sanduiches das crianças? Esta atividade fará sucesso com crianças de todas as idades.

5.  Inventar paródias de músicas do momento. Trocando palavras, trocando frases... Esta atividade fará sucesso com crianças de 04 anos em diante.


6.  Filmar a caminhada das crianças pelos espaços escolares e realizar novos e possíveis trajetos para se chegar ao mesmo espaço físico. Esta atividade fará sucesso com crianças de 03 anos em diante.

7.  Trazer, por meio de slides, do documentário, da música... Sons da natureza e trabalhar expressões corporais com as crianças. Esta atividade fará sucesso com crianças de 01 anos em diante.


8.  Envolve-los com exercícios de “faz de conta” ou de repetição, presentes em músicas e histórias. Esta atividade fará sucesso com crianças de 03 anos em diante.

9.  Com uma caixa mágica, repleta de perguntas malucas, ouvir as respostas das crianças e incentiva-las a, sempre, modificar sua percepção sobre a realidade. “ Se eu fosse um gigante?” “ Se eu tivesse uma grande piscina no jardim?” Se eu fosse dono de uma fábrica de palitos de picolés?”, “ Se eu pudesse ficar invisível, o que faria?” Esta atividade fará sucesso com crianças de 04 anos em diante.


10.             Exposição de arte com massinha ou argila. Pinturas em Camisas, nomes para a turma, bandeiras para o grupo. São atividades que podem fazer parte de diferentes projetos escolares. E, farão sucesso com crianças de 03 anos em diante.

Por Denise Tinoco

 Professora de Educação Básica e do Ensino Superior, Pedagoga, Especialista em Educação Infantil, Especialista em Psicopedagogia. Contato: denise.tinoco@bol.com.br

















Nenhum comentário:

Postar um comentário