Todo o início do ano os
professores são convocados a planejar o trabalho de forma diferente. Devem
superar o ano que findou, elaborar projetos, atividades e possibilidades
ímpares de interação com as crianças e as famílias. Haja criatividade! Mas, será que todos conseguem ser criativos?
Para muitos, a criatividade é um
dom. Se pensarmos desta forma, somente alguns foram agraciados por Deus, com
este dom. Desta forma, a maioria das pessoas teriam que se acostumar com a
falta de criatividade. A Ciência tem provado o contrario sobre esta questão.
Para a Ciência, a Criatividade é considerada uma capacidade humana de reagir
aos diferentes estímulos sociais, dando diferentes respostas para um
questionamento ou desafio. Sob este prisma, torna-se uma habilidade possível
para todos que se colocam a caminho e desejam expressar sentimentos, opiniões, tarefas
diferenciadas, dentre outras questões.
O exercício da criatividade
demanda coragem! Não podemos temer o erro, pois sem ele, não ocorre à
originalidade. Cabe explicitar que a criatividade pode ser aplicada em qualquer
área da vida, sendo um elemento essencial no contexto do trabalho na docência
da educação infantil. Num ambiente repleto de desafios cotidianos que exigem
dos professores Raciocínio Lógico, rápido e criativo.
Destaca-se que criatividade e a
inovação são conceitos indissociáveis. A criatividade é essencial para pessoas
que desejam inovar, inventar, criar coisas novas. Para tal, torna-se importante
referir que a criatividade não necessariamente significar criar alguma coisa do
zero, muitas vezes significa inovar, ou seja, melhorar alguma coisa já
existente.
Por isso, profissionais da Educação
Infantil precisam saber observar o cotidiano, exercitar sua capacidade de ver
algo novo, nas rotinas, no dia a dia, para reeditá-la de diferentes formas, com
habilidade. Afinal, ser criativo é ser capaz de criar conexões incomuns, onde
todos só percebem o comum.
Vamos exercitar a
Criatividade?
1. Após
contar uma História, busque trabalhar de forma oral, outros finais para aquele
tema. Esta atividade fará sucesso com crianças de 03 anos em diante.
2. Brincar
de viagens espaciais, onde as crianças sejam convidadas e descrever o que estão
vendo, criarem personagens, ações... Esta atividade fará sucesso com crianças
de 04 anos em diante.
3. Desenhar
sobre diferentes texturas, formatos e posições. Desenhar e pintar em pé, em
azulejos, em paredes, no chão, em papeis enormes ou recortados de diferentes
formas, m papéis toalhas, em lixas, em tecidos, em telhas... Esta
atividade fará sucesso com crianças de 01 ano em diante.
4. Criar
lanchinhos com elementos da horta da escola, e diferentes recheios. Como ficará
o sabor? Vamos experimentar almondegas com calda de frutas vermelhas? Gelatina
de suco de couve com limão? Macarrões tingidos, com as massas feitas com
beterraba ou cenoura? Vamos experimentar frutas secas nos sanduiches das
crianças? Esta atividade fará sucesso com crianças de todas as idades.
5. Inventar
paródias de músicas do momento. Trocando palavras, trocando frases... Esta
atividade fará sucesso com crianças de 04 anos em diante.
6. Filmar
a caminhada das crianças pelos espaços escolares e realizar novos e possíveis
trajetos para se chegar ao mesmo espaço físico. Esta atividade fará sucesso com
crianças de 03 anos em diante.
7. Trazer,
por meio de slides, do documentário, da música... Sons da natureza e trabalhar
expressões corporais com as crianças. Esta atividade fará sucesso
com crianças de 01 anos em diante.
8. Envolve-los
com exercícios de “faz de conta” ou de repetição, presentes em músicas e
histórias. Esta atividade fará sucesso com crianças de 03 anos em diante.
9. Com
uma caixa mágica, repleta de perguntas malucas, ouvir as respostas das crianças
e incentiva-las a, sempre, modificar sua percepção sobre a realidade. “ Se eu
fosse um gigante?” “ Se eu tivesse uma grande piscina no jardim?” Se eu fosse
dono de uma fábrica de palitos de picolés?”, “ Se eu pudesse ficar invisível, o
que faria?” Esta atividade fará sucesso com crianças de 04 anos em diante.
10.
Exposição de arte com massinha ou argila.
Pinturas em Camisas, nomes para a turma, bandeiras para o grupo. São atividades
que podem fazer parte de diferentes projetos escolares. E, farão sucesso com
crianças de 03 anos em diante.
Por Denise Tinoco
Professora de
Educação Básica e do Ensino Superior, Pedagoga, Especialista em Educação
Infantil, Especialista em Psicopedagogia. Contato: denise.tinoco@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário