quinta-feira, 8 de outubro de 2015

FELIZ DIA DO PROFESSOR! FELICIDADES PARA TODOS OS DIAS DOS PROFESSORES!

Tenho que partilhar uma verdade: Nem sempre quis ser professora! Aos oito anos desejava ser Sílvio Santos e ter um grande microfone para falar na televisão e no rádio. Sim, eu queria ser Sílvio Santos! Assim que ganhei o tal microfone a vontade sumiu! Quis ser Chacrete do Programa do Chacrinha... Mas, sempre quis, também, ser cantora... Coisas da infância! Desejei ainda, fortemente, ser como Jacques- Yves Cousteau, porém, uma ida desastrada ao cinema para assistir o filme “Tubarão” me fez refletir sobre a vocação. No entanto, aos treze anos, desejei ser professora. Meus pais não queriam isso! E lá fui eu fazer diversos Testes Psicológicos de Vocação. Lá, a resposta variava, devido as diferentes habilidades cognitivas apresentadas. Mas, eu já havia escolhido minha profissão: PROFESSORA! Aos poucos , me tornei ajudante de turma... Fiz o antigo Curso Normal e aos dezesseis anos, já era professora com carteira assinada! Aos dezesseis, também, iniciei meu curso de Pedagogia. Lá se vão mais de trinta e dois anos de profissão dedicados aos diferentes campos educacionais. Não é fácil, confesso, vivenciar a docência nos tempos atuais, seja no âmbito público ou privado, muitos são os desafios que nos provocam e convocam a redimensionar os saberes e fazeres de forma sistemática. É preciso cuidar da profissão, dos estudos, exercitar a paciência, desenvolver o olhar crítico, escuta atenta,  cuidar da voz, do corpo, incorporar diferentes metodologias de pesquisa e aprimorar estratégias capazes de promover a inclusão de muitos, neste processo. Mas, acima de tudo, ao longo do caminho, é fundamental desenvolver a capacidade de alteridade.  Talvez, este seja o maior desafio da profissão! Passado todo este tempo, continuo com a mente sedenta por novas aprendizagens e feliz com minha escolha! Desta forma, neste dia simbólico, onde o professor é lembrado e celebrado, com coração repleto de esperança, renovo meu compromisso com o saber fazer docente! 

E, para todos, que assim como eu desejam e trabalham, diariamente, com a docência registro meu respeito e meu carinho especial pelo DIA DO PROFESSOR!



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

NOVA PUBLICAÇÃO NO JORNAL O DIA

Recente disputa entre campeões reuniu milhares de pessoas num estádio de futebol e cinemas de São Paulo. Times, torcidas eufóricas e locutores formavam o público. A atividade exige dedicação exclusiva, horas de treinos e disposição física e mental. Brincadeira que se tornou forma de vida. As vantagens da profissionalização e boa remuneração para os jogadores de games atraem os que buscam ascensão. Mas foi a grande concentração de olhares atentos e os rostos felizes dos participantes que me chamaram a atenção. Fiz rápida reflexão sobre as metodologias nas salas de aula e o abismo cada vez maior entre a vida escolar e o mundo. Tablets e computadores prometem ajudar no cotidiano trazendo novas formas de aprendizagem, no entanto, os aparelhos, por si só, não trarão a revolução, será preciso redimensionar os olhares sobre as realidades, os saberes e também , os fazeres!
Por isso, estou muito feliz com mais este artigo publicado no Jornal O Dia, pois as revoluções, sempre necessárias, no campo educacional, me encantam e me provocam!

OBS: Para ler a reportagem do Jornal O DIA, copie o link.


http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2015-10-02/denise-tinoco-torcida-para-os-games-transformarem-a-escola.html

 Um abraço fraterno, Denise.