sexta-feira, 29 de maio de 2015

RECONHECIMENTO PROFISSIONAL PROFESSOR ESTÁCIO- 2015

Em 28 de maio de 2015, durante a reunião mensal de "Clima Institucional", realizado pela Diretora Acadêmica Professora Isabela Chagas, na Universidade Estácio de Sá -Campos dos Goytacazes, ocorreu a entrega dos Certificados dos Professores destaques 2014. O Curso de Pedagogia Já havia sido considerado um dos melhores da Instituição, o melhor da cidade de Campos dos Goytacazes e um dos melhores do Estado do Rio (Fonte: Folha de São Paulo-25/05/2015 e outros instrumentos de avaliação utilizados pela Instituição). Também, pela Pedagogia, tivemos sete Professores premiados com Programa de Remuneração Variável(em abril) e estes ficaram entre os TOP 10 do campus, no Programa de Remuneração Variável institucional. Nesta noite recebi mais dois reconhecimentos, que partilho com vocês. O primeiro foi o Professor muito bem avaliado pelos alunos(maior nota de avaliação institucional entre os alunos do Campus, honra que dividi com mais dois colegas docentes!Bom demais!!!). Já o segundo foi o Certificado pelo  melhor cumprimento de Rotina Profissional, ambos dos reconhecimentos, que fazem parte da nota final do Programa Institucional Remuneração Variável, foram relativos ao ano de 2014! É isso! O reconhecimento é fruto de um trabalho árduo, disciplinado, sistemático e realizado com muita alegria, todos os dias! Obrigada, queridos alunos! Obrigada "Família Estácio"!



"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário."
Albert Einstein



sábado, 23 de maio de 2015

REVISTA PROFISSÃO MESTRE E MINHA PUBLICAÇÃO EM MAIO DE 2015

Falar sobre formação docente é falar de minha identidade! Sempre tem algo que ainda não sei e algo que já posso partilhar. Por isso, divido com vocês mais uma publicação sobre o assunto. Múltiplos olhares compõe o artigo, pois existem diferentes maneiras de olharmos para esta profissão antiga e tão atual, chamada: Professor! Espero que gostem!


terça-feira, 19 de maio de 2015

DIA DO PEDAGOGO- 20 DE MAIO






Com alegria e esperança, que partilho com vocês a homologação da data oficial instituída pelo Governo Federal, em 2015, para lembrar e exaltar o "Dia do Pedagogo", no Brasil. Atualmente, cabe ao egresso da Licenciatura em Pedagogia, o título de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar nos espaços de gestão escolar e não escolar, nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Àqueles que cursam a graduação em Pedagogia (atualmente em 04 anos), também ficam habilitados à docência para a educação infantil, ensino fundamental (primeiro segmento) e Ensino Médio, ma modalidade Normal, além do ensino profissionalizante, nas disciplinas pedagógicas.
Mas, o que faz um Pedagogo? Segundo a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf ) são múltiplas as atuações deste profissional na área educacional brasileira. No cotidiano, caberá, assim, ao profissional formado e aos responsáveis pelos diferentes espaços existentes para sua atuação, buscar a valorização do trabalho e fortalecimento da profissão, por meio do diálogo técnico, consciente das possibilidades e  valores, deste profissional.  Desta forma, vale a pena conhecer as novas diretrizes de nossa profissão, não acham? 
LEI Nº 13.083, DE 8 DE JANEIRO DE 2015
Institui o Dia Nacional do Pedagogo.
A  P R E S I D E N T A   D A    R E P Ú B L I C A
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional do Pedagogo, a ser comemorado no dia 20 de maio de cada ano.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 8 de janeiro de 2015; 194º da Independência e 127º da República.
DILMA ROUSSEFF
Cid Gomes

Disponível em: http://legis.senado.leg.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=249105&norma=268625


sábado, 9 de maio de 2015

III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO- CAMPOS DOS GOYTACAZES

 No ano de 2015, os Conselhos Municipais de Educação de todo território brasileiro convocarão seus cidadãos e cidadãs, por meio dos seus segmentos ligados à área educativa, para que, juntos, possam alinhar os Planos Municipal de Educação ao novo Plano Nacional de Educação(Lei nº 13.005/2014). 

Em especial, as vinte metas e suas estratégias específicas trazidas no Plano Nacional fundamentarão os debates. Serão apreciadas e ajudarão na reformulação e adequação dos planos, nos âmbitos municipais e estaduais.


As Conferências aparecem como espaços sociais de articulação, que buscam instaurar um diálogo efetivo, articulado e solidário. Desta forma, as conferências são momentos destinados ao encontro entre cidadãos e representantes do governo, com o objetivo de debater e propor políticas, programas e ações para serem desenvolvidos nos próximos anos.



Participe da III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, em Campos dos Goytacazes- RJ e ajuda a adequar o Plano Municipal de Educação ao novo Plano Nacional de Educação.


Todos podem e devem cobrar melhorias efetivas na educação do município Após os debates, a reescrita ou elaboração de novos Planos de Educação, fique de olho! A cobrança, a observação atenta, são ações fundamentais neste processo, que deve ser sistemático no controle social dos fazeres dos Poderes Legislativo e Executivo de sua cidade.


Denise de Lima Tinoco é Professora de Educação Básica, Professora Universitária, Pedagoga e exerce a função de Secretária Executiva no Conselho Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes.